Ao lado de goiabeiras, jabuticabeiras e mangueiras, o abacateiro é uma das árvores mais comuns de norte a sul do Brasil. Não apenas em áreas rurais e periferias, mesmo em grandes centros como São Paulo é fácil encontrar abacateiros carregados de frutos até mesmo em áreas nobres. E, apesar de não ser uma unanimidade gastronômica, o abacate é bom para quem quer perder peso e aumentar a massa muscular.

Por muito tempo ele foi visto com ressalvas devido ao seu alto valor calórico. Quem nunca ouviu dizer que não é bom comer abacate porque é muito gorduroso e muito calórico? Mas, por outro lado, o fruto é rico em gorduras boas, as chamadas gorduras monoinsaturadas, fundamentais para controlar o colesterol e reduzir as triglicérides e, também, em potássio, ferro, cálcio, magnésio, vitaminas A, E e no antioxidante glutationa, importante no combate às inflamações.

Segundo a nutricionista Betina Balletta, “o abacate além de aumentar a saciedade e adiar a fome, atua na redução da carga glicêmica da refeição e reduz a inflamação nas células, resultando na diminuição da gordura corporal.

Para Betina, que além de especialista em nutrição esportiva é ultramaratonista, é indicado “comer abacate a noite, antes de dormir, para intensificar a ação do antioxidante do GH (hormônio do crescimento) que tem sua maior produção durante o sono (anti-catabólico). Em indivíduos adultos, o GH auxilia na sintetização dos músculos e induz o organismo a usar a gordura estocada como fonte de energia”, diz.

A recomendação do consumo diário é de 3 a 6 colheres de sopa antes de dormir, para que ocorra a ação dos hormônios responsáveis pela queima de gordura durante à noite. Além disso, “combinado a uma dieta equilibrada, com baixo consumo de alimentos industrializados e carboidratos refinados, o abacate ameniza a ação do cortisol – hormônio que acumula gordura no abdome, aumenta a ‘fome’ e a compulsão por doces e carboidratos refinados”.

Se você ainda não se convenceu que incluir abacate em sua dieta só trazer benefícios para sua saúde, listamos 7 dos muitos benefícios que a fruta oferece:
1. Ação anti-inflamatória
2. Redução de estresse
3. Melhora a saúde cardiovascular
4. Controla do colesterol
5. Inibe o apetite e emagrece
6. Atua na construção de massa muscular
7. Ajuda a regular o metabolismo da glicose