Criado nas trilhas do entorno da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, no ano de 2004, o Mountain Do é o único circuito de corrida de trilha brasileiro que, anualmente, expande fronteiras e leva atletas brasileiros e estrangeiros a viver experiências singulares. A internacionalização do circuito, com provas na Argentina, Chile, Peru, Marrocos, além das tradicionais pelo Brasil, não são mero acaso. Os diferenciais de estrutura e qualidade das provas Mountain Do garantem a boa aceitação e sucesso dos eventos em qualquer região do planeta.

Para 2018 o Mountain Do continua inovando. Até o momento estão confirmadas 5 etapas: Praia do Rosa, Fernando de Noronha, Costão do Santinho, Fim do Mundo/Ushuaia e Lagoa da Conceição. Além de Noronha, que é a prova dos sonhos de 7 entre cada 10 corredores brasileiros, a prova em Ushuaia, no extremo sul do continente, são os diferenciais no calendário deste ano. Na etapa Fim do Mundo/Ushuaia, que acontece em agosto, mais da metade dos percursos será em trilhas cobertas de neve.

“Já fizemos prova nesta região, mas será a primeira vez que faremos com o percurso quase que totalmente em neve”, conta Euclides Neto, o Kiko, diretor do circuito. Para fazer a etapa com total segurança aos participantes, “estivemos em fevereiro na Europa, onde nossa equipe passou uma semana fazendo cursos com os maiores especialistas em segurança de eventos em ambientes extremos com neve e gelo”, diz o organizador. “Temos uma equipe da região responsável por esta parte, mas entendemos que é fundamental nossa equipe conhecer o assunto. Só assim podemos proporcionar uma experiência positiva e inesquecível aos participantes da prova”, explica Kiko.

Na etapa do Costão do Santinho, conhecida pela impecável estrutura oferecida aos corredores num dos melhores resorts brasileiros, a novidade fica por conta da premiação: serão mais de 20 mil reais em prêmios distribuídos aos vencedores. Além disso, uma série de palestras ao longo da Expo, com os principais especialistas em corrida em trilha, está confirmada.

As etapas do circuito começam em abril, com a prova na Praia do Rosa. As inscrições estão abertas neste link. Confira o calendário confirmado para 2018:

MD Praia do Rosa
Data: 28 de abril
Percursos: 5 Km, 11,5 Km e 22,5 Km
Local: Praia do Rosa – Imbituba/SC

MD Fernando de Noronha
Data: 26 de maio
Percursos: 8 Km e 21 Km
Local: Fernando de Noronha/PE

MD Costão do Santinho
Data: 30 de junho
Percursos: 9 km, 21 km, 42 km e 65 km
Local: Praia do Santinho – Florianópolis/SC

MD Fim do Mundo/Ushuaia
Data: 26 de agosto
Percursos: 10 km, 21 km e 42 km
Local: Estação de Esqui Cerro Castor – Ushuaia/Argentina

MD Lagoa da Conceição
Data: 20 de outubro
Percursos: 65 Km (Individual ou revezamento – dupla, quarteto ou octeto)
Local: Lagoa da Conceição – Florianópolis/SC