Não tem pó de pirlimpimpim, nem poção especial. Evoluir na corrida é correr melhor. É preciso ir além do correr mais, da busca pelo pace mais baixo. É qualidade, não quantidade. Para o treinador Eduardo Barbosa, da Quark Sports, cinco pontos são a base de uma boa e completa preparação.

  1. Estabeleça uma meta.
  2. Programe sua planilha.
  3. Faça atividades complementares.
  4. Cuide da alimentação.
  5. Treine sua mente.

Algumas dicas, de acordo com o perfil do corredor, podem ser úteis para quem busca correr melhor.

INICIANTE
Saia da mesmice

“É muito comum este perfil de corredor fazer apenas treinos contínuos, no mesmo ritmo, vários dias da semana”, diz o treinador.
Sugestão: Inclua treinos intervalados, com variação de distância e velocidade em sua rotina semanal. “Invés de correr por uma hora no mesmo pace, inclua dias em que você corre e caminha, por exemplo. No lugar de correr todo dia 5k continuamente, faça cinco séries de 1K, com uma pausa ou ou caminhada entre elas.”

INTERMEDIÁRIO
Não negligencie

Para o treinador, “quem já corre há algum tempo conhece o caminho das pedras. Em geral, a estagnação é resultado de acomodação e falta de disciplina”
A dica é uma só: manter o foco. Para isso, estabeleça uma meta por semestre. Aí você terá sempre um desafio. Mas é importante compartilhar seu propósito com familiares e amigos, para que eles o apoiem ou dividam do mesmo objetivo, pois é mais fácil manter um compromisso que dividimos com os outros.

AVANÇADO
Use a experiência

“Esse corredor precisa manter a regularidade. Sem planejamento e objetivos claros, há riscos de lesões pelos excessos e treinos inadequados”.
Sugestão: existem boas provas de 21 e 42k ao longo de todo o ano. Então, escolha uma que lhe agrade e desafie-se. Se preferir, convide um amigo para treinar junto nos próximos meses. Volte às planilhas, aos treinos de fortalecimento, de rodagem e intervalados.

 

FORTALECIMENTO FÍSICO E PREPARAÇÃO MENTAL

Para evoluir na corrida é preciso, óbvio, correr! O resultado só aparece com dedicação constante e apoio especializado.

treinamento de corrida

 

A mente pode ser a maior sabotadora da sua corrida. Treine-a para que ela seja sua aliada. Determine sua meta e faça um planejamento de todos os estágios que você terá que passar e veja-se superando cada um deles.

 

Não descuide dos treinos funcionais e de força. Eles são a base para você melhorar seu rendimento esportivo.

 

Independentemente de seu perfil como corredor, ainda é possível concluir metas ao longo de todo o ano. Busque apoio para executá-los e discipline-se para alcançá-los.

 

Para correr melhor, invista em qualidade e comprometa-se a treinar como nunca treinou.