Correr no verão pode ser um martírio! Calor, chuva, viagens…Apesar de todos esses contratempos, o bom é que os dias são mais longos e fazer atividade física ao ar livre pode ser muito agradável. Para que esses fatores funcionem como aliados do seu treino e não da preguiça que a mudança de rotina as vezes propicia, é bom ficar atento.

Algumas estratégias podem ajudar você a manter o foco e começar o ano sem perder o ritmo, nem prejudicar a performance adquirida ao longo do últimos meses.

Mude horários e locais
Se você tem costume de correr ao final do dia, pode ser pego pelas chuvas tão tradicionais nesta época. Nas várias regiões do país, eles chegam no início da noite. Que tal alterar os treinos para o período matinal? Além de não chover neste horário, as temperaturas são mais amenas, ajudando no rendimento durante a corrida.

Proteja-se adequadamente
Quem corre e nunca esqueceu de passar o filtro solar? Entre os homens é mais comum esquecimento. Protetor solar, boné, viseira, são acessórios indispensáveis para quem pratica corrida de corrida. Durante o verão mais ainda!

Cuide da hidratação
Ela é importante sempre. Mas no verão mais ainda. Se você correr em algum lugar ou percurso que não sabe se terá opções de hidratação, garante a sua. Cintos ou mochilas de hidratação ajudam nesta hora. Mas, mais do que tomar água, lembre-se de repor os sais minerais e eletrólitos que eliminamos com suor. Bebidas esportivas são uma alternativa, mas a brasileiríssima água de coco é naturalmente suficiente.

Convide um amigo
Uma outra estratégia é combinar com outro corredor alguns treinos na semana. Um compromisso com um terceiro é muito mais difícil boicotarmos. Além disso, em conjunto, podem explorar lugares e caminhos alternativos, com maior segurança.

Renda-se à esteira
Outra opção é acostumar-se à esteira. Muitos corredores não gostam de usar o equipamento, mas em dias chuvosos ou muito quentes, ele pode ser um grande aliado, garantindo conforto e segurança. Um treino de qualidade feito em esteira pode ser mais vantajoso e saudável do que um treino na rua sob um sol de 40 graus.