Se tem um assunto que traz angústia aos corredores, esse assunto chama-se lesões. Isto porque elas podem ser a causa do afastamento da prática da corrida por períodos prolongados ou mesmo a causa de afastamento definitivo da corrida.

Diversos estudos demonstram a alta porcentagem de lesões em corredores, e a intenção dos pesquisadores é identificar as lesões e posteriormente desenvolver programas de prevenção que possam atenuar sua incidência.

Um desses estudos identificou a porcentagem de lesões em diferentes tipos de corredores. Como foram classificados os diferentes tipos de corredores?

– Iniciantes: Corredores com menos de 1 ano de experiência na corrida;

– Velocistas: Corredores competindo em distâncias entre 400 e 10.000 m;

– Recreacionais: Corredores não competitivos ou participando de corridas menores que 10 km;

– Corredores de trilha;

– Maratonistas.

Velocistas apresentaram alta taxa de lesões na coxa, 32,9%. Corredores recreacionais apresentaram a maior taxa de lesão em joelhos, 26,2%. No entanto, na região do tornozelo, a maior porcentagem encontrada foi entre os corredores de trilhas, 16,2%. Corredores iniciantes (34,7%), corredores de trilha (30,3%) e corredores de maratona (29,9%) relataram a maioria das lesões na perna (canelite).

Qual a importância desses dados?

Por exemplo, a maior taxa de lesão em tornozelo em corredores de trilha pode ser justificada pelo terreno irregular que esse tipo de corredor enfrenta, já os velocistas, por conta do aumento da velocidade, exigem muito mais da musculatura da coxa para auxiliar no movimento de propulsão da corrida. Essas informações auxiliam tanto os preparadores físicos quanto os fisioterapeutas a desenharem programas de prevenção de acordo com o risco de cada tipo de corredor!

 

 

 

 

Fisioterapeuta especialista em Ortopedia e Esporte pela UNIFESP e em Fisiologia do Esporte pela USP, Fernanda é também especialista em Terapia Manual pela Curtin University/Austrália. Corredora de montanha desde 2014, tendo concluído várias provas de 12, 21 e 50km.