O número de pessoas que descobrem os benefícios da ioga para corredores só cresce a cada ano, pois a corrida requer muito mais do que fôlego e pernas. Para manter um treinamento contínuo é preciso, além de orientação adequada, um dedicado trabalho não só de desenvolvimento da resistência física, mas também mental. É isso, mesmo. Engana-se quem nos vê correndo e acha que exercitamos apenas só os músculos. Correr é como meditar, requer uma mente treinada. Talvez por isso, a ioga, prática que surgiu na Índia há mais de 5 mil anos, tem conquistado cada vez mais atletas de pedestrianismo.

Para Valeria Spakauskas, corredora e instrutora de ioga, “através das asanas (movimentos posturais, como o da foto acima) e pranayamas (exercícios de respiração), conseguimos ampliar e fortalecer a capacidade pulmonar, aumentar a flexibilidade, física e emocional, e também a resistência mental, que é fundamental para provas e treinos de longas distâncias.”

A paulista Ana Paula Ribeiro, já praticava ioga quando começou a correr, e garante que graças ao trabalho muscular promovido pela pratica, vive longe de lesões. “A ioga traz muitos benefícios para quem corre como o fortalecimento da musculatura de uma forma mais harmônica, controle da respiração, consciência corporal e resistência mental. Em 2014, por exemplo, eu estava me preparando para fazer o revezamento Bertioga-Maresias (75 km solo). Eram treinos pesados quase diários, alimentação e descanso regrados, mas o fortalecimento psicológico e a disciplina eu devo muito a ioga que já estava em minha vida. Lembro que em alguns treinos eu entoava mantras para passar o tempo. O meu físico sofreu muito, mas os treinos intensos não me trouxeram nenhuma intercorrência. A frustração foi o cancelamento da prova”, relembra.

“A ioga é uma excelente forma de autoconhecimento, através das asanas aprendemos a suportar as pressões do dia a dia, com respiração ampla, concentração e disciplina”, explica a instrutora Valeria. “Os exercícios nos colocam em contato com nossas fraquezas, identificamos nossas dificuldades, e com um outro olhar, mais tolerante, nos permitimos melhorar, com mais disciplina e paciência. Assim como nos treinos de corrida, com os longões, intervalados e educativos. Vamos conhecendo melhor o corpo, através da observação consciente. Aprendemos os limites, percebemos os sinais, interpretamos as dores, com discernimento para parar ou prosseguir”.

 

Onde praticar

Estúdio de Yoga – Rua Bom Pastor, 1516/sala 3

Ipiranga/SP

http://bit.ly/yogaspipiranga

Telefone: (11) 99623-4131

 

Yoga Flow – Rua Dina, 100

Vila Nova Conceição/SP

Telefone: (11) 3849-6857

 

Atila Studio – Rua Alfredo Pujol, 1099G

Santana/SP

Telefone: (11)2976-8689