Opções de provas de maratona pelo mundo não faltam, mas uma delas é especial: a Maratona de Little Rock, que sempre acontece em março e já é consolidada no calendário norte-americano. Seu grande atrativo? A medalha, com mais de 20 cm de altura e um quilo de peso. Recentemente, a prova foi eleita pelo site Race Raves como a melhor maratona da região sul dos Estados Unidos.
É um fim de semana cheio. No sábado ocorrem as provas de 5 e 10 km. No domingo, é a vez dos 21 km e da maratona. É possível realizar inscrição para cada uma delas ou para o combo, como eles chamam, combinando uma das distâncias em cada dia. Neste caso, ao completar a segunda prova, você recebe uma terceira medalha, referente ao Desafio. Ainda no domingo acontece também a corrida kids, de uma milha.
A maratona é bem organizada. A Expo, que possui boa quantidade de estandes, está localizada em um centro de convenções no mesmo local da largada e chegada, o que facilita a logística. A entrega dos kits ocorre de forma tranquila, sem longas filas. A largada é controlada por baias, sendo que para as duas primeiras é necessário comprovar índice. O percurso é duro, com várias pequenas subidas durante toda a prova, e no km 23 os corredores enfrentam o trecho mais montanhoso. Em contrapartida, o clima é frio, variando entre 5 e 10 graus, mas chegou a zero em algumas edições.
Para as provas de 10, 21 e 42 km, são premiados com troféu os três primeiros na classificação geral, no masculino e feminino, além dos três primeiros por faixa etária. Nos 5 km apenas os 10 primeiros no geral recebem a premiação. Mas o destaque do evento, sem dúvidas, é a medalha da maratona. Além de grande, pesa cerca de um quilo e é caprichada nos detalhes.

Imagem1

Em cada ano a organização define um tema para a prova, que irá caracterizar as medalhas, camisetas e demais itens que compõem o padrão visual do evento. Para 2018 o tema escolhido foi medieval. A página do Facebook é bastante utilizada para divulgar as novidades. Vale acompanhar. A edição 2019 acontecerá no dia 3 de março. Para saber mais, acesse o site do evento.

A Cidade

Apesar de ser a capital do estado do Arkansas, Little Rock possui 200 mil habitantes e é bem tranquila. Não se observa grande movimentação de pessoas e veículos, mesmo nas áreas mais centrais. A cidade importante mais próxima é Memphis, no estado do Tennessee, a 220 km. Por não ser uma região muito turística, os preços são menores se comparados aos grandes centros, como Nova York e Los Angeles. O aeroporto fica a 15 minutos do centro, e vários hotéis oferecem transfer gratuito aos hóspedes.

O que fazer

A região mais movimentada é ao entorno do River Market, com maior concentração de restaurantes e lojas. Ficar hospedado próximo a ela facilita também para os corredores, pois é onde estão a Expo e locais de largada e chegada das provas. O Capitólio, sede do governo do estado, não é tão imponente quanto ao da capital Washington, mas rende boas fotos.

Imagem2B
O museu Little Rock Central High School narra o mais marcante episódio da história da cidade, chamado de “Os Nove de Little Rock”, relacionado ao fim da segregação racial nas escolas americanas.
Para quem quer aproveitar a viagem para fazer compras, o Outlets of Little Rock, apesar de um pouco mais distante do centro (25 km), possui boas opções de lojas e vale a visita.

Onde Comer

Na região sul dos Estados Unidos é muito comum o churrasco, mas bem diferente do que temos aqui. Lá o tradicional é o pulled pork, a carne de porco assada. Aproveite para experimentar os diferentes tipos de molhos também. Um dos lugares mais famosos é o Whole Hog Café. Peça o farto Whole Hog Platter e se prepare para não comer mais nada durante o resto do dia.
Para quem gosta de hambúrguer, a indicação é o Cotham’s Mercantile. O carro chefe da casa, o Hubcap, é grande, saboroso e justifica a boa fama do lugar. Para acompanhar, a porção de picles empanado é ótima sugestão. É importante ficar atento ao horário de funcionamento, pois é bastante restrito – apenas se segunda a sexta, das 11h às 14h.
Às margens do rio Arkansas, Little Rock também é conhecida pelos restaurantes de peixes. O mais famoso deles é o Flying Fish, em frente ao River Market.
Para quem não dispensa o tradicional jantar de massas na véspera da prova, a dica é o Bruno’s Little Italy. Para evitar várias horas na fila de espera, faça a reserva antecipadamente ou chegue cedo. Ao lado, o Samantha’s tem ambiente descolado, com boas opções de cervejas, pratos e porções. É um dos “points” da cidade.

créditos foto: Mark Wagner
 

logo_fisio

Atua na área financeira, é mestre em administração de empresas e maníaco por maratonas. Sempre que pode procura aliar as duas atividades que mais gosta: viajar e correr.

Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não necessariamente refletem a opinião e posição do Jornal Corrida.