Atendendo às solicitações de autoridades públicas da capital paulista, a Yescom – organizadora da prova – divulgou alterações no percurso da Maratona de São Paulo em 2019. Devido à uma interdição da Ponte do Jaguaré, os percursos de 42 e 21 km do evento terão a largada realizada na Praça Charles Müller, em frente ao estádio do Pacaembu.

Com as alterações (mapas já disponíveis no site oficial do evento), a Maratona de SP e a SP City Marathon (quer será realizada em julho) passarão a ter percursos bem semelhantes. Ainda não se sabe se a interdição da Ponte do Jaguaré irá alterar também a prova de julho, organizada pela Iguana Sports, que tem o percurso atravessando a Ponte Cidade Universitária, e segue em direção ao Parque Villa Lobos, que fica na região da área interditada desde novembro passado.

 

Como fica

Os percursos de 21 e 42 Km largarão no estádio do Pacaembu e chegarão no Parque do Ibirapuera. Para os 42 km a prova se estende até a USP, ziguezagueando vários quilômetros dentro da Cidade Universitária e retornando para o Ibirapuera, na praça do Obelisco, onde ficará a chegada e arena geral do evento, como em anos anteriores. Nos 21 Km, o percurso sai do Pacaembu e segue até o Ibirapuera. Para quem for participar dos 5Km, a largada e a chegada serão no Ibirapuera.

Outra mudança, uma boa notícia para os maratonistas, é que a largada foi antecipada para às 6h30. O horário mais cedo é uma antiga reivindicação dos atletas (tanto profissionais quanto amadores) que, em função dos problemas viários causados pela interdição da ponte, acabou sendo atendida pelos organizadores.

Segundo o comunicado oficial da organizadora, “assim como aconteceu com as outras provas deste primeiro trimestre de 2019, a Maratona de São Paulo precisou de adaptar à nova realidade da cidade. A interdição da Ponte do Jaguaré, na altura do Shopping Villa Lobos, foi a principal, pois as ruas do entorno, como Fonseca Rodrigues e Pedroso de Morais, além da ponte da Cidade Universitária, que fazem parte do percurso da prova, são alternativas de rota  e não poderiam ser fechadas neste ano”.

 

Maratona de São Paulo
7 de abril de 2019
5, 21 e 42 km
Largada: estádio do Pacaembu (21 e 42 km) e Praça do Obelisco/Ibirapuera (5 Km)
Chegada: Praça do Obelisco/Ibirapuera (para todas as distâncias)
Horário: a partir das 6h30 (em ondas)
Informações e inscrições pelo site do evento