Ela não é  bonita nem fotogênica ou especialmente saborosa. Mas é nutritiva e saudável. Alguns nutricionistas chegam a apontá-la como um dos alimentos mais completos que existem. E com a preocupação cada vez mais frequente de tantas pessoas em adotar uma dieta mais saudável e emagrecer (já que ela diminui o apetite e provoca sensação de saciedade) os “encantos nutritivos” da batata doce têm ganhado espaço, especialmente no cardápio de atletas. Não é para menos: esse carboidrato complexo tem baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos, sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras). Rico em sais minerais como fósforo, ferro, cálcio e potássio, ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Fonte de vitamina A e C, essa raiz é rica em fibras solúveis, o que ajuda na redução tanto de açúcar no sangue como no colesterol e faz muito bem ao sistema digestivo. Uma propriedade curiosa (e muito bem-vinda) desse alimenta é que promove uma espécie de “faxina” em nosso organismo. O pigmento antocianina, um antioxidante bastante abundante no amido desse alimento, ajuda a eliminar partículas de radicais de oxigênio e metais pesados como mercúrio que pode se acumular no trato digestivo. Por isso, alguns estudos em andamento trabalham com a hipótese de que o alimento seja importante na prevenção de alguns tipos de câncer.

Veja uma receita simples com batata doce:

Batata Doce Chips de micro-ondas  (receita de Paulo Pratti – nutricionista)

Pode ser utilizada como refeição pré-treino.

Ingredientes

•             1 unidade de batata doce (média 300g)

•             500ml Água

•             ½ Colher (sopa) Sal

•             Pimenta do Reino ou Salsinha  à gosto

Instruções

1.            Lave bem a batata e corte com a ajuda de um fatiador (ralador), em fatias fininhas.

2.            Coloque de molho em água temperada com sal e pimenta do reino (opcional), deixe descansar por 15 minutos.

3.            Escorra as batatas e espalhe-as num papel toalha. Seque-as bem.

4.            Coloque as fatias bem separadas no prato do micro-ondas.

5.            Leve para o micro-ondas por 3 minutos em potência alta, parando a cada 1 minuto para desgrudá-las do prato.

6.            Fique de olho, assim que uma batata ficar dourada tire elas do micro-ondas.

7.            Sirva com salsinha picada (opcional)

Observações

Não pule a etapa de desgrudar as batatas.

O tempo no micro-ondas pode variar, continue o processo até elas atingirem a cor dourada.

Depois que elas esfriarem tendem a ficar ainda mais crocantes.

Espere esfriarem para guardá-las em potes . Deixe na geladeira por até 3 dias.