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Quantas vezes devemos correr numa semana? – por Leandro Sandoval

volume de treino
por Leandro Sandoval

A dúvida mais comum que vem a cabeça é: quantas vezes devemos correr numa semana? Não estou falando em quilômetros, pois isso vai depender do nível de cada pessoa, mas sim falando em periodicidade, ou seja, algo tipo segunda quarta e sexta, onde sim estaremos colocando a prova nosso organismo.

Eu recomendo que devemos correr três vezes por semana e afirmo com toda certeza que essa frequência nos treinos vai tornar sua corrida melhor, mais constante e consistente, pois o corpo terá um intervalo importante para assimilar o esforço dessa corrida e também um tempo bom para se recuperar no pós-corrida.

Correr menos que isso fará com que seu corpo necessite de mais um treino, vai ase aproximar de possíveis lesões e não terá o efeito desejado. Mas, pelo outro lado, correr mais vezes vai depender do seu nível e histórico na corrida, pois o esforço será maior e os prazos de recuperação serão menores.

Quando corremos essas três vezes na semana não somos e nem seremos nunca somente um par de tênis circulando por aí, além de todas as precauções e particularidades de um treino de corrida você deve se lembrar que tem toda uma estrutura importante funcionando para que sua corrida seja no mínimo confortável, sim, teremos o cérebro, coração, pulmão, músculos, articulações, rins, fígado, articulações e outros órgãos que vão também necessitar de um descanso pós-treino, de um intervalo entre um treino e outro para gerar essa recuperação pois esses órgãos foram utilizados e levados a um nível grande de desgastes e não somos máquinas.

Se você corre apenas por lazer num ritmo leve acredito que o descanso de um dia fará com que se recupere, mas caso corra mais forte mesmo que seja por lazer com certeza terá um prazo de dois dias pra recuperar o organismo e se você treina e busca melhora da performance acredito que a recuperação vai depender do ciclo ao qual você se encontra e isso dependerá de vários fatores pois na performance será extremamente importante ter um treinador especialista em corrida, sim, especialista em treinamento de corridas, pois o grande diferencial será esse nós montaremos ciclos onde a relação esforço x recuperação será sempre levada em questão, com todos os períodos específicos e programados desde o início da preparação até a meta.

Correr acima de três vezes na semana também não tem contraindicação, mas não posso afirmar o que é ideal para cada pessoa, pois atualmente o mais correto é trabalhar na individualidade biológica analisando o quanto cada organismo necessita de estímulo e carga no ciclo de preparação de cada corredor. Somos organismos diferentes e teremos que escolher o melhor para cada indivíduo.

Ajuste seus dias e vamos correr!

É diretor Técnico da Life Training Assessoria Esportiva, formado em Educação Física UNIb e pós-graduado em Fisiologia do Exercício CEMAFE/USP. 

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