No último post expliquei a importância da prática regular de atividade física. Os números são cada vez mais alarmantes em relação a mortes e gastos da saúde pública em decorrência do sedentarismo. Ainda não temos, no Brasil, guias desenvolvidos para nossa população com as taxas ideais, ou mínimas de atividade física que promovam benefícios.

Em decorrência disso, utilizamos os guias desenvolvidos para a população americana. Crianças em idade pré-escolar (3 a 5 anos) devem ser fisicamente ativas durante todo o dia estimulando o crescimento e desenvolvimento. Crianças e adolescentes (6 a 17 anos) devem fazer 60 minutos ou mais de atividade física moderada a vigorosa diariamente.

Adultos devem fazer pelo menos 150 a 300 minutos por semana de atividade intensa a moderada, ou de 75 a 150 minutos por semana de atividade física aeróbia vigorosa. Atividades de fortalecimento muscular também devem ser realizadas pelos adultos pelo menos 2 dias na semana.

Idosos devem combinar atividades que treinem equilíbrio, fortalecimento muscular e aeróbio.

Gestantes e puérperas devem fazer pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada por semana.

Essas recomendações ENFATIZAM:

– Mover-se mais e permanecer sentado por menos tempo!!!

– Qualquer atividade física, mesmo de menor intensidade é muito mais benéfica do que o sedentarismo!!!

Mas lembre-se: antes de iniciar qualquer atividade física procure orientação de um profissional educador físico!

Movimento é vida!!!

 

Paper gentilmente compartilhado por @gustavonakaoka. Open Acess: The Physical Activity Guidelines for Americans. Published online November 12, 2018.

 

Fisioterapeuta especialista em Ortopedia e Esporte pela UNIFESP e em Fisiologia do Esporte pela USP, Fernanda é também especialista em Terapia Manual pela Curtin University/Austrália. Corredora de montanha desde 2014, tendo concluído várias provas de 12, 21 e 50km.