O friozinho aumenta a fome e fica difícil manter a dieta controlada, paralelamente ao programa de treinamento. Por isso, quem se preocupa com a ingestão extra de calorias geralmente opta por pratos mais leves para se manter em forma. No entanto, nem tudo o que parece light na verdade é. Apesar de fazerem muito sucesso nessa época do ano, as sopas, por exemplo, podem ser mais calóricas do que se imagina. “Sopas ou cremes à base de leite integral, margarina, manteiga e queijos gordurosos, por exemplo, podem conter até 300 calorias. Além disso, o hábito de ingerir acompanhamentos como fatias de pão, croutons, entre outros, só aumenta o valor calórico deste tipo de refeição”, diz a nutricionista Juliana Guedes Simões Gomes, do Hospital do Coração (HCor).

Opções saudáveis

Para auxiliar na preparação de sopas saudáveis e nutritivas, Juliana tem algumas dicas. Para ela, as sopas mais indicadas são aquelas feitas de forma caseira. Ou seja, preparadas à base de legumes, com arroz, macarrão ou batata, (fontes de carboidratos), com carnes ou aves, sem pele, e grãos, como feijão, ervilha ou lentilha (fontes de proteínas). “Além disso, é bom observar a quantidade de sal e gordura que será adicionada no preparo”, lembra Juliana. “Para ingerir menos calorias também é importante evitar, além do pão, ingredientes com o bacon, queijo e linguiça”.

Sopa de abóbora com queijo branco e tomilho

Tempo: 40 minutos

Grau de dificuldade: Fácil

Porção: 1 prato fundo ou 250ml

Rendimento: 10 porções

Ingredientes:

4 colheres de sopa de azeite

1 cebola média cortada em cubos pequenos

1 dente de alho grande picado

1 kg de abóbora japonesa descascada e cortada em cubos médios

1 ½ litro de água

2 colheres de chá rasas de sal

1 colher de chá de tomilho fresco picado

250 g de queijo branco em cubos pequenos

Modo de preparo:

Em uma panela aqueça 3 colheres de sopa de azeite e refogue a cebola, em seguida acrescente o alho. Assim que estiver dourado acrescente a abóbora, misture bem e acrescente a água e o sal. Deixe cozinhar por 20-30 minutos ou até que a abóbora esteja bem cozida. Bata no liquidificador. Despeje a sopa de volta à panela, deixe ferver. Enquanto isso, em uma frigideira, aqueça 1 colher de sopa de azeite salteie o tomilho picado por alguns segundos e adicione à sopa. Misture bem e desligue o fogo. Com o fogo desligado, acrescente o queijo cortado em cubinhos.

Observações:

Esta preparação contém leite.

173 kcal/porção

Fonte de fibra alimentar

Baixo colesterol

Sopa de legumes ao pesto de ervas

Tempo: 40 minutos

Grau de dificuldade: Fácil

Porção: 1 prato fundo ou 250ml

Rendimento: 8 porções

Ingredientes:

3 colheres de sopa de azeite

1 cebola média cortada em cubos pequenos

1 dente de alho grande picado

1 cenoura grande cortada em rodelas finas

4 xícaras de chá de água

1 colher de chá rasa de sal

150 g de vagem palito

1 abobrinha (tipo italiana) com casca cortada em rodelas finas

Pesto de ervas

1 colher de sobremesa de azeite

1 colher de sobremesa de tomilho picado

1 colher de sobremesa de manjericão

1 colher de sobremesa de sálvia

Modo de preparo

Em uma panela aqueça o azeite, refogue a cebola e em seguida acrescente o alho. Assim que estiver dourado acrescente as rodelas de cenoura, refogue nos temperos e adicione a água e o sal. Deixe ferver, acrescente a vagem e por último as rodelas de abobrinha. Deixe cozinhar até que os legumes estejam macios, mas sem desmanchar. No liquidificador bata metade da quantidade de legumes cozidos com a água do cozimento. Volte para a panela e deixe ferver. Para o pesto de ervas misture o azeite e as ervas e adicione à sopa antes de servir.

Observações:

211 kcal/porção

Fonte de fibra alimentar

Baixo colesterol

Baixo valor em gordura saturada