A distância dos 42.195 metros é um desafio que vem caindo no gosto do corredor amador brasileiro. Mas, alto lá! Não é porque o número de maratonas e maratonistas cresce a cada ano que é para sair se inscrevendo nas provas de 42K. Iniciar uma rotina de treino para a primeira maratona requer muita disciplina, orientação especializada e planejamento. A designer e corredora paulistana Helena Oliveira sucumbiu à tentação de tornar-se maratonista após 15 anos de corrida. “Fiz muitas provas de 10k, algumas de 21 e decidi fazer uma maratona quando vi que podia completar esse percurso entre 3 e 4 horas. Acho que correr mais de 4 horas direto é muito desgastante física e mentalmente”. Seus primeiros 42 kms foram na Maratona de SP, em 2013, completados em 4h11. “Outro ponto foi escolher uma prova na minha cidade, em ruas e avenidas conhecidas, isso me deu tranquilidade e segurança”.

Para o treinador Rodrigo Cantó Ferreira, diretor técnico da assessoria Good Running, “correr exige muito empenho, dedicação, infra estrutura, preparação física e, principalmente, orientação de um profissional habilitado e capacitado para a condução deste desafio”. Aliás, uma pesquisa realiza entre maratonistas resentemente, mostra que mais da metade dos brasileiros que já fizeram uma maratona contam com a orientação especializada. Rodrigo explica que para a primeira maratona, um corredor que tem entre 10 a 12km de volume de treino, de 2 a 3 vezes por semana, deve ter uma preparação de no mínimo 8 meses, com algumas meia-maratonas ao longo deste período. “Já um corredor intermediário, acostumado com um volume de aproximadamente 40kms semanais, deve ter uma preparação de uns 6 meses. E para um corredor avançado, que tem um volume acima de 50kms semanais, consideramos um período de até 4 meses de preparação”. Cantó ressalta outro dado apontado na pesquisa: além da corrida, é fundamental “um treinamento neuromuscular específico para suportar esta grande carga de treinos”.

Flávio Freire, treinador e diretor técnico da assessoria Move4good, acredita que “em se tratando de um praticante normal, não podemos definir um perfil mais ou menos adequado. Mas sim se a pessoa está ciente das necessidades, solicitações e se realmente está disposta a encarar uma tarefa árdua que é treinar adequadamente para uma maratona. O interessado em participar de uma maratona precisa primeiramente querer muito participar de uma prova dessa distância, ter liberação médica e treinar muito”. Para quem já tem um histórico na corrida, Freire acredita que de 6 a 8 meses de preparação contínua são suficientes.

No Brasil, o calendário das provas dá a largada com a Maratona de São Paulo. Mas existem muitas opções a escolher aqui ou fora do país. Hoje é muito comum que corredores optarem por eventos internacionais e conciliar a competição com as férias. Para Rodrigo Cantó, entre as nacionais, “a Maratona de São Paulo é muito procurada, mas tem um percurso com algumas dificuldades para iniciantes. A prova do Rio de Janeiro e a de Porto Alegre possuem percursos mais planos e fáceis”. “Qualquer pessoa pode concluir uma maratona desde que não tenha pressa, siga um planejamento, se dedique intensamente à preparação e siga corretamente às orientações do seu treinador. Dores e cansaços podem ocorrer no meio da preparação, mas o orgulho concluir os 42 km compensa e é para sempre”, conclui o treinador. Confira as principais maratonas do Brasil e do mundo e programe-se para concluir sua primeira maratona no ano que vem.

JANEIRO
– Maratona do Mar da Galileia
www.tiberias-marathon.co.il
– Maui Ocean Front Marathon
http://www.mauioceanfrontmarathon.com/
– Maratona da Disney
www.rundisney.com

FEVEREIRO
– Maratona de Tel Aviv
www.tlvmarathon.co.il
– Maratona de Tóquio
www.tokyo42195.org

MARÇO
– Maratona de Jerusalém
www.jerusalem-marathon.com
– Maratona de Barcelona
www.zurichmaratobarcelona.es

ABRIL
– Maratona de Santiago
www.maratondesantiago.com
– Maratona de Roma
www.maratonadiroma.it
– Maratona de Paris
www.schneiderelectricparismarathon.com/fr
– Maratona de Viena
www.vienna-marathon.com
– Maratona de Milão
www.milanomarathon.it
– Maratona de Boston
www.baa.org
– Big Sur Marathon (Califórnia/EUA)
www.bsim.org

MAIO
– Maratona da Muralha da China
www.great-wall-marathon.com

JUNHO
– Maratona do Sol da Meia Noite (Noruega)
www.msm.no
– Maratona de Porto Alegre
www.maratonaportoalegre.com.br

JULHO
– SP City Marathon
www.citymarathon.com.br

AGOSTO
– Maratona de Quebec
www.quebecmarathon.com

SETEMBRO
– Maratona de Berlim
www.bmw-berlin-marathon.com
– Maratona de Moscou
www.moscowmarathon.org
– Maratona de Buenos Aires
www.maratondebuenosaires.com

OUTUBRO
– Maratona de Chicago
www.chicagomarathon.com
– Maratona de Buenos Aires
www.maratondebuenosaires.org
– Maratona de Amsterdam
www.tcsamsterdammarathon.nl
– Maratona de Veneza
www.venicemarathon.it

NOVEMBRO
– Maratona de Nova York
www.tcsnycmarathon.org
– Maratona de Curitiba
www.maratonadecuritiba.com.br

DEZEMBRO
– Reggae Marathon (Jamaica)
www.reggaemarathon.com

 

Acesse o link goo.gl/FkiYje e confira o calendário das principais provas internacionais