O horário de verão chegou ao fim, mas a estação de dias quentes e chuvosos vai até março. No Brasil, a preferência nacional durante esta época é aproveitar um cantinho nos mais de 8 mil quilômetros de litoral que temos. Consultamos o treinador Eduardo Barbosa, de São Paulo, que separou algumas dicas que podem ajudar você a manter o condicionamento enquanto estiver na praia. Ele lembra: “tenha você planilha de treinos regulares ou não, agora é hora de também descansar o corpo”. Então, aproveite, mantenha o ritmo e descanse seu corpo e mente.

1. Certifique-se de que está levando todos os equipamentos para correr à beira-mar: tênis, o mais velho e confortável em condições de uso para correr na areia, outro mais novo para correr em calçamento ou asfalto, shorts, camiseta regata (evite de algodão), relógio cronômetro ou GPS.

2. Não se esqueça de protetor solar, boné ou viseira, cinto de hidratação se for realizar um treino de longa duração.

3. Faça um reconhecimento da área. Se for uma praia que você conhece o percurso não tem necessidade, mas se é um lugar novo que está visitando, confira a região antes. Vale a pena perguntar a um corredor local sobre percursos seguros ou até mesmo áreas perigosas.

4. Lembre-se: você está de férias e a família merece toda sua atenção. Então escolha um horário para correr que não atrapalhe seu lazer. O início da manhã sempre é uma boa pedida, assim fica com o restante do dia livre.

5. Se passar mais de uma semana no lugar vale a pena intercalar a corrida com um treino funcional, daqueles que se utiliza o próprio peso corporal revezando com os dias de corrida. Exemplo: segunda, quarta e sábado – corrida; terça e quinta –funcional reserve domingo ou outro dia para praticar outros esportes como stand up (SUP) ou até mesmo pega-pega com a criançada.

6. Nunca se esqueça da hidratação, pois com a alta temperatura e seu corpo perderá muito mais rapidamente líquido e sais minerais.

7. Resista a correr descalço na areia, seja ela dura ou fofa. Você pode ganhar bolhas indesejáveis e acabar com suas férias.

8. Respeite seus limites. É hora de treinos de manutenção, pouco volume e baixa intensidade. A ideia é manter o condicionamento para o período de base que você vai encarrar a seguir.

9. Aproveite e convide aquele seu parente ou amigo (a) que está sedentário para uma corrida leve com você, não é hora de ser anti-social.

10. Os treinos na praia em período de férias devem ser para diversão e nunca por obrigação, transformar a corrida neste período como uma grande obrigação pode frustrar uma preparação. Se pular um treino não se desespere.